sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PROJETO AUTONOMIA - ABRACE ESSA IDÉIA


Veja as imagens do Projeto Autonomia em nossa escola de Búzios - C.E. João de Oliveira Botas, e abrace definitivamente essa idéia!!! Inscreva-se no site http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=secao&idsecao=234 ou então procure a gente.

A turma foi para a rua aprender!!

PROJETO GERAÇÃO FUTURO! PARABÉNS!








Diretores, professores, alunos, responsáveis pelo sensacional desempenho na prova SAERJ 2009. As escolas da nossa Coordenadoria foram contempladas com 101 notebooks. A cerimônia de recebimento será no Maracanãzinho, em abril deste ano de 2010.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOSSAS ESCOLAS ESTADUAIS

Este é mais um serviço da Coordenadoria para a comunidade. Estamos publicando as escolas de cada cidade de nossa administração para o conhecimento de todos.

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
C. E João de Oliveira Botas - End: Av. José Bento Ribeiro Dantas, nº 1084- Centro
Direção da prof. Matilde Mª Correia Neta Goulart
ARRAIAL DO CABO
C. E. 20 de Julho - End: R. 06, s/nº - Vila Industrial
Direção da prof. Vera Lúcia Duarte Brandão
C. E. Almirante Frederico Villar - End: Praça da Bandeira, nº 13 - Praia dos Anjos
Direção da prof. Soraia Pereira da Fonseca Rocha
CES Arraial do Cabo - End: R. José Pinto de Macedo, s/nº Prainha
Direção da prof. Maria Valéria Teixeira de Carvalho
CABO FRIO
E. Prof. Renato Azevedo - End: Av. América Central, s/nº - São Cristóvão
Direção da prof. Walcy de Lacerda Martins
C. E. Prof. Cordelino Teixeira Paulo - End: Rua Rio de Janeiro, s/nº - Jardim Peró
Direção da prof. Maria Alba Mouta
C. E. Miguel Couto - End: Av. 13 de novembro, nº 51 - Centro
Direção da prof. Hélcia dos Santos Miranda Ferreira
I. E. Profª Ismar G. de Azevedo - End: Av. Nilo Peçanha, nº 68 - Centro
Direção do prof. Marcos Silva de Souza
CIEP B. 150- Profª Amélia F. dos S. Gabina - End: Av. Luiz de Camões, s/nº - Célula Mater
Direção da prof. Izabel Cristina Almeida de Paulo
CIEP B. 193- Wilson Mendes - End: Rua Samuel Bessa, s/nº - Jacaré
Direção da prof. Telma Rego Pereira Leite
CIEP B. 331 – Lysia Bernardes - End: Rua Porto Alegre, s/nº Aquarius
Direção da prof. Leila de Nazaré A. da Silva Santos
CIEP B. 357 – José de Dome - End: Rua Santa Margarida, s/nº - Tangará
Direção do prof. Cláudio da Silva Bastos
CIEP B. 458- Hermes Barcelos - End: Estrada Velha de Búzios, s/nº Jardim Esperança
Direção da prof. Rosane Vidal de Oliveira
E. E. Aspino Rocha - End: R. José Rodrigues Povoas, nº 561 - Gamboa
Direção da prof. Rita de Cássia S. de Freitas Fernandes
C. E. Praia do Siqueira - End: Av. Luis Feliciano Cardoso, s/nº - Praia do Siqueira
Direção da prof. Maria Fausta Pereira Duarte de Souza
SÃO PEDRO DA ALDEIA
C. E. Almirante Tamandaré - End: R. Júlio Soares de Macedo, nº 154 - Baixo Grande Direção da prof. Débora Conceição Fontes e Oliveira
C. E. Dr. Feliciano Sodré - End: Rua Duque de Caxias, nº 78 - Centro
Direção da prof. Maria do Rosário dos Santos Cunha
CIEP B. 262 -Curvelina Dias Curvello - End: R. Maria Dias Curvello, s/nº - Porto do Carro - Direção do prof. César Augusto de Santa Rosa
CIEP B. 272 - Gabriel Joaquim dos Santos - End: Estrada dos Passageiros, s/nº - Bairro São João - Direção do prof. Vanderson Peres da Silva
C. E. José Rascão - End: Rua Profº Renato Azevedo, nº 40 - São José
Direção da prof. Ednéia Bittencourt de Oliveira Melo
E. E. Lucinda Franciscone Medeiros - End: Estrada do Alecrim, nº 51 - Porto do Carro Direção da prof. Valquira Viana de Moura Fonseca
C. E. Nobu Yamagata – End: Estrada do Boqueirão, nº 2783 - Poço Fundo
Direção da prof. Alcilene Maria de Castro
C. E. Vital Brazil – End: R. Antônio Araújo Mendonça, nº 704 - P. do Ambrósio Direção da prof. Kell Cristina de Almeida Araújo
CIEP B. 146- Prof. Cordelino T. Paulo - End: Rua Doze de Outubro, s/n -Estação
Direção da prof. Norma Lage da Silva
CES- Prof. Cordelino Teixeira Paulo – End: Rua Doze de Outubro, s/nº - Estação Direção da prof. Maria do Socorro Brasil de Araújo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PROJETO AUTONOMIA - INSCRIÇÕES ABERTAS - INFORMAÇÕES



Autonomia recebe inscrições até 5 de março
Profissionais se preparam para receber novas turmas

por Mônica Marzano  Fotos: Cris Torres

Quem deseja concluir os estudos de um jeito diferente e interativo não pode perder a chance de se inscrever no Projeto Autonomia, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa utiliza a metodologia do Telecurso, com recursos audiovisuais, e este ano prevê a formação de 560 turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os interessados devem acessar o site da SEEDUC, até o dia 5 de março. As aulas começam em abril.

A proposta é corrigir a distorção causada pela repetência e minimizar as consequências resultantes desse atraso escolar, inclusive a evasão. Para participar, a idade mínima do aluno é de 15 anos no Ensino Fundamental e 17 anos no Ensino Médio.
De acordo com a gerente pedagógica do projeto na Seeduc, Rosana Mendes, muitas novidades aguardam as turmas.
 -  Em cada Coordenadoria Regional, teremos uma equipe multidisciplinar para atuar com os supervisores num planejamento integrado. Vamos dar suporte ao aluno no que diz respeito ao Enem e ao vestibular, visando também à continuidade de seus estudos.
       fonte: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=636&idItem=4123&idsecao=13


Se você está muito distante da série que você deveria estar por causa da idade, aproveite essa chance. Vamos divulgar aqui uma lista das turmas previstas para o Projeto Autonomia aqui na nossa região este ano. Participe! Quem sabe não existe uma escola perto de você?


 PROJETO AUTONOMIA - ENSINO FUNDAMENTAL

- C.E. ALMIRANTE TAMANDARÉ - TARDE - PROF. IZIDRA
- C.E. DR. FELICIANO SODRÉ - TARDE - PROF. IVAN
- C.E. MIGUEL COUTO - NOITE - PROF. MARY
- C.E. PROF RENATO AZEVEDO - NOITE - PROF. CARLA
- CIEP 150 PROF. AMELIA F. S.GABINA - TARDE - PROF MARCIA
- CIEP 357 JOSÉ DE DOME
- CIEP 458 HERMES BARCELLOS - TARDE - PROF. VALDILÉA
- E.E. LUCINDA FRANCISCONE DE MEDEIROS - NOITE - PROF SELMA
- C.E. NOBU YAMAGATA - NOITE - PROF IZIDRA

PROJETO AUTONOMIA - ENSINO MÉDIO

 - C.E. PROF RENATO AZEVEDO - TARDE - PROF. CRISTINA
- C.E. MIGUEL COUTO - NOITE - PROF. MARLY
- CIEP 150 PROF AMÉLIA F.S. GABINA - NOITE - PROF ALEX
- CIEP 458 HERMES  BARCELLOS - MANHÃ - PROF. ROGÉRIO
-  C.E. DR. FELICIANO SODRÉ - NOITE - PROFS GEORGE E PATRÍCIA
- CIEP 146 - NOITE - PROF ALLAN
- CES ARRAIAL DO CABO - TARDE - PROF MARILÉA

Para obter os contatos - endereços e telefones - das escolas, pode deixar um recado aqui que nós entraremos em contato. Ou então ligue para a gente.

SEMANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - INICIATIVA DE O BOTICÁRIO





"Eu faço o mundo mais belo" - esse é o slogan da campanha pelo Meio Ambiente - o Boticário. A campanha envolve a manutenção de um site cheio de dicas para concientização e prática de bons hábitos em relação ao meio ambiente, link para o blog "Um mundo mais Belo", espaço para as escolas registrarem suas experiências de atividades sobre o meio ambiente.

Confira clicando aqui.



Mas o que queremos destacar é a Semana de Educação Ambiental, patrocinada pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Durante a semana de 23 a 28 de março de 2009, as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais localizadas em municípios onde há lojas do Boticário receberam kits para distribuição entre as escolas de Ensino Fundamental e Médio. Estes kits contém um CD-ROM com instruções e informações sobre o projeto, bem como atividades para serem desenvolvidas em todos os anos escolares. Mais de 60 mil escolas já estão utilizando o material. Depois de seguir alguma sugestão, você pode cadastrar a sua escola e postar as impressões do site. É uma oportunidade para as escolas públicas trocarem suas experiências. A nossa Coordenadoria recebeu apenas 8 kits até agora, e já estamos providenciando a distribuição destes kits. Vamos tentar conseguir mais, mas no caso de não conseguirmos e você estiver interessado, podemos fazer cópias para as escolas interessadas. É só solicitar aqui na Coordenadoria - Gerência de Ensino.

Vá ao site, divulgue, participe! Acesse em: http://www2.boticario.com.br/mundomaisbelo/Default.aspx

OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA - REABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Temos o prazer em anunciar o recomeço da inscrição da Olimpíada de Astronomia, projeto realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, o Jornal O Dia, o Consulado dos Estados Unidos, e a Fundação Planetário.

Podem participar deste concurso alunos residentes no Estado do Rio de Janeiro, devidamente matriculados nas unidades escolares da SEEDUC, na 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Estes alunos deverão realizar o cadastro na página do Conexão Aluno utilizando o seu login de aluno (dominio@alunoeducacao.rj.gov.br) no endereço www.conexaoaluno.rj.gov.br.

O aluno que não tiver login deverá solicitar sua inscrição junto à secretaria da sua escola.

A saber, as datas marco são:

Inscrições: 01 a 09 de março
Primeira fase (etapa on line): 05 a 09 de abril
Resultados da primeira fase: 12 de abril
Segunda fase (etapa on line): 26 a 30 de abril
Resultados da segunda fase: 03 de maio
Terceira fase (etapa presencial): 20 e 21 de maio

Este projeto tem como objetivo proporcionar a inclusão do conhecimento científico-cultural e a complementação do ensino formal na área de ciências, além de incentivar o hábito da leitura para temas relacionados à Astronomia e afins, entre os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, de forma divertida e descontraída.

O grande vencedor da etapa final será contemplado com uma viagem gratuita para os EUA, para conhecer o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e o Museu Nacional Aeroespacial, em Washington.

Entregaremos os encartes até o dia 19 de março às escolas, conforme o número de alunos inscritos.

Dúvidas quanto ao cadastro dos alunos, solicitação de emails institucionais para os alunos, podem fazer a solicitação o mais rápido possível aqui na Gerência de Ensino da Coordenadoria.

ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES - CURSO GRATUITO UNI-RIO!


(retirado do site da UNI-RIO - CENTRAL DE NOTÍCIAS)



Escola de Educação oferece Especialização para gestores escolares

A UNIRIO aderiu ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica e, pela primeira vez, oferece o Curso de Especialização lato sensu em Gestão Escolar. A especialização, oferecida na modalidade a distância, é voltada a profissionais que integram a equipe gestora (diretores e vice-diretores) de escolas públicas de educação básica que possuam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 4. Na UNIRIO, o curso é coordenado pela Escola de Educação.

A Especialização em Gestão Escolar conta com 400 vagas distribuídas por cinco polos: Rio de Janeiro, Itaboraí, Mesquita, Petrópolis e São Gonçalo. Para concorrer, o gestor deve possuir diploma de graduação plena e ter disponibilidade para realizar o curso, que tem duração de 400 horas-aula. Podem participar, no máximo, dois profissionais por escola.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da administração pública moderna e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do Ministério da Educação (MEC).

Conheça mais sobre o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no site do MEC, no link
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12337&Itemid=693 .

Informações sobre a especialização pela UNIRIO podem ser obtidas na secretaria do curso, no telefone 2542-1783 ou pelo e-mail http://www.blogger.com/escoladegestores@unirio.br .

Veja, no documento em anexo, o edital de seleção para a Especialização lato sensu em Gestão Escolar.

Fonte: http://www.unirio.br/Conteudo/Noticias/Detalhes.aspx?idNoticia=1803

CLIQUE AQUI E BAIXE O EDITAL
Disponível em: 20/02/2010

Curso de Especialização em Gestão Escolar – modalidade a distância, oferecido pela UNIRIO para Diretores Gerais e Adjuntos da rede pública de ensino, de unidades escolares com IDEB inferior ou igual a 4.

O Curso de Especialização em Gestão Escolar é financiado pelo FNDE/MEC e oferecido pela UNIRIO, em parceria com o Estado do Rio de Janeiro e os municípios de Itaboraí, Mesquita, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo. As inscrições serão realizadas no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO, CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH, Av. Pasteur, 458 Urca - CEP 22.290-240 - Rio de Janeiro – RJ ou entregues Secretaria de Estado de Educação, à Rua da Ajuda, 5, 29º andar – Centro – CEP 20.040-000 – Rio de Janeiro – RJ (aos cuidados de Rita de Cássia/ na Superintendência de Formação) ou entregues no, durante os dias úteis de 18 a 25 de fevereiro de 2010, no horário de 9h às 16h.

Documentos exigidos:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida na página da UNIRIO: www.unirio.br ;
b) Cópia autenticada do diploma ou certidão de conclusão do curso de graduação;
c) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;
d) Curriculum vitae com documentos de comprovação;
e) Cópia, acompanhada do original, do título de eleitor;
f) Cópia, acompanhada do original, do comprovante de votação da última eleição;
g) Cópia, acompanhada do original, do certificado de reservista, no caso de pessoa do sexo masculino;
h) 2 Fotos 3x4 (recentes e iguais);
i) Visto de permanência no país, no caso de pessoa estrangeira.
j) Documento original comprobatório de exercício atual do cargo de Diretor, Diretor Adjunto ou Gestor de escola pública municipal ou estadual do Rio de Janeiro.
k) Declaração de disponibilidade de 10h semanais para realização do curso (disponível na ficha de inscrição).

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PROJETO AUTONOMIA - MANUAL DE INSTRUÇÕES


Achamos por bem publicar o Manual de Instruções do Projeto Autonomia, muito instrutivo para quem está interessado de participar ou conhecer o interessante projeto.

APRESENTAÇÃO
Sob a inspiração do samba de Cartola, reforçado pelos ideais vanguardistas de Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, a SEEDUC lançou em 2009, o Projeto AUTONOMIA. Neste primeiro ano, asseguramos na nossa Rede Estadual a continuidade no percurso da escolaridade obrigatória permitindo aos jovens, que estão em defasagem idade-série, concluírem em menor tempo seus estudos. Com o AUTONOMIA valorizamos a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, oferecendo a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento.

Neste segundo ano, o projeto se consolida com a participação ativa de todos os atores – alunos, professores, supervisores, articuladores e equipe gerencial. Nosso objetivo agora é expandir. Para isso, criamos esse manual – um tutorial para as equipes de implantação, com informações importantes para o bom desenvolvimento do Projeto.

Adotar a metodologia do Telecurso® - Telessala™, através da parceria com a Fundação Roberto Marinho é parte da estratégia da SEEDUC de oferecer ao Estado do Rio de Janeiro uma educação de qualidade em uma escola do século XXI.

OBJETIVO GERAL
Implementar o Projeto Autonomia correção de fluxo por meio do uso da metodologia do Telecurso® - Telessalas™, para atender aos alunos que se encontram em distorção idade-série.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Oportunizar aos alunos da Rede Estadual, que estão em defasagem idade-série a conclusão do Ensino Médio em 18 meses e do Ensino Fundamental em 12 meses, com resultados de aprendizagem adequados ao prosseguimento de estudos por meio de utilização da metodologia do Telecurso® - Telessala™;
2- Implementar a expansão do projeto em 2010.
3- Alcançar até 2010, 34.500 alunos matriculados com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 17 anos na 1ª série do Ensino Médio .
4- Assegurar a capacitação continuada sobre a metodologia do Telecuros® - Telessala™ a professores, supervisores, articuladores e equipe interdisciplinar, envolvidos no Projeto;
5- Realizar acompanhamento pedagógico das turmas do Projeto;

METODOLOGIA
Na perspectiva do desenvolvimento do ser, no desenvolvimento de suas potencialidades, a metodologia Telecurso® - Telessala™, utiliza estratégias de despertar e desenvolver no aluno habilidades e competências exigidas na sociedade e no mundo do trabalho.
As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia. A freqüência e participação do aluno são fundamentais, pois o processo de construção do conhecimento é coletivo. A avaliação é processual, acontece em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e ou atividades externas, sintonizada com a portaria nº 48/2004.

METAS DE IMPLANTAÇÃO 2010
560 Turmas com mínimo de 20 e máximo de 40 alunos do Ensino Fundamental e Médio, perfazendo um total de 22.400 alunos;

Ensino Fundamental- 380 turmas

Início das aulas: 05 de abril de 2010.

Ensino Médio- 180 turmas
180 turmas (prioritariamente para absorver os alunos do Projeto Autonomia do Ensino Fundamental/2009. Para completar o quantitativo máximo de alunos previstos, as turmas poderão ser complementadas com alunos do ensino regular):

Inicio das aulas: 19 de abril de 2010.

ADESÃO DAS UNIDADES ESCOLARES
Quais Unidades Escolares podem aderir ao Projeto?
As Unidades Escolares que possuem 20 alunos em situação de distorção idade/ série, no 6º ano do ensino Fundamental e/ou na 1ª série do ensino médio regular, no mesmo turno.
As Unidades Escolares onde os Gestores já manifestaram sua adesão ao Articulador Regional do Projeto Autonomia, em sua Coordenadoria e já indicaram se possuem professor para a turma que será implantada em sua U.E.

A turma só será implantada no QHI se possuir professor para atuar na mesma.

ATRIBUIÇÕES DOS ARTICULADORES REGIONAIS NO PROJETO
1. Atuar como representante da equipe do Autonomia da SEEDUC nas Coordenadorias Regionais
2. Participar do processo de seleção dos Supervisores e Equipe Multidisciplinar, bem como coordenar as ações desses profissionais na execução, e acompanhamento do Projeto.
3. Encaminhar para a equipe da SEEDUC à gestão de pessoas e recursos de infra-estrutura
4. Acompanhar a definição das Unidades Escolares para implantar as Turmas de Ensino Fundamental para 2010, bem como a formatação das turmas, considerando os critérios estabelecidos para enturmar os alunos.
5. Dimensionar, a partir de levantamento prévio, as turmas de Ensino Médio que absorverão os alunos das turmas de Ensino Fundamental do Projeto de 2009.
6. Verificar se os recursos enviados pela SEEDUC às U.E. destinados a execução do projeto estão sendo devidamente utilizados.
7. Informar, juntamente com a sua equipe de supervisores, aos diretores e aos alunos sobre o novo procedimento de inscrição, bem como incentivar a inscrição dos alunos no sistema online.

ATRIBUIÇÕES DOS SUPERVISORES NO PROJETO
1. Conhecer a proposta e comprometer-se com os seus resultados.
2. Ter habilidade para aperfeiçoar métodos de trabalho.
3. Manter o grupo de professores motivado, integrado e em permanente produção.
4. Cooperar com os professores por meio de um trabalho conjunto na ação educativa.
5. Acompanhar e orientar os professores no desempenho de suas atribuições.
6. Propor e sugerir ações e subsídios à coordenação geral do Projeto.
7. Organizar momentos de planejamento, avaliação, estudo e reflexão.
8. Garantir a fidedignidade de todas as informações inerentes ao desenvolvimento das ações sob sua coordenação e o envio delas à coordenação regional, em tempo hábil.
9. Participar dos momentos de formação, de oficinas, seminários, reuniões e outros.
10. Apoiar os articuladores no processo de divulgação junto aos diretores e alunos do novo processo de inscrição.

ATRIBUIÇÕES DOS DIRETORES DAS UNIDADES ESCOLARES
1. Criar comissões nas Unidades Escolares cada U.E. com representantes dos diferentes segmentos (alunos, responsáveis, professores...) para acompanhar, internamente, a formatação das turmas.
2. Atender as especificidades necessárias a estrutura física da sala de aula para realização do projeto.
3. Utilizar devidamente os recursos enviados pela SEEDUC à U.E. destinados a execução do projeto (compra de equipamentos, material didático e de papelaria)
4. Assegurar a participação dos professores nas formações.
5. Incluir a turma do projeto no conjunto das ações da Unidade Escolar.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES
1. Conhecer a proposta e comprometer-se com os resultados pedagógicos.
2. Participar das formações pedagógicas e das reuniões de planejamento coletivo.
3. Organizar e planejar aulas, de acordo com a realidade da turma.
4. Estimular a iniciativa, a criatividade e a cooperação dos alunos.
5. Introduzir, no cotidiano escolar, assuntos de interesse e significância para os alunos.
6. Utilizar técnicas que dinamizem as atividades na turma: trabalhos em grupo, pesquisas, debates, entre outras, de acordo com a metodologia.
7. Promover de forma instigante a pesquisa e a experimentação.
8. Identificar ações que necessitem de correção e de reforço.
9. Avaliar sistematicamente os alunos e o trabalho da turma.
10. Oferecer novas oportunidades de aprendizagem para os alunos que apresentem dificuldades (NOA).
11. Fornecer as informações necessárias ao bom andamento do trabalho, com fidedignidade e em tempo hábil.
12. Realizar auto-avaliação permanentemente.

FORMAÇÃO DAS TURMAS 2010
De acordo com levantamento feito pela SEEDUC, o número de alunos elegíveis para o Projeto Autonomia excede o número de vagas que serão ofertadas em 2010. Para garantir a transparência e equidade no processo de seleção de alunos, foi criado um sistema de inscrição online onde todos os alunos interessados no projeto deverão fazer a sua inscrição durante o período de 17 de fevereiro a 03 de Março de 2010 no site de inscrição disponível na página web da SEEDUC: http://www.educacao.rj.gov.br/.

*As informações que devem ser imputadas no sistema online pelo aluno interessado em Participar do Projeto Autonomia 2010 são as seguintes:

(Campos designados com * são obrigatórios)
1. Você está se candidatando para o Projeto Autonomia Ensino Fundamental ou Ensino Médio? *
Se o aluno estiver se candidatando ao Projeto Autonomia Ensino Fundamental:
2. Nome:* 3. Data de Nascimento:* 4. Número da carteira de identidade:
5. Você possui alguma deficiência física? [sim / não] * 6. Nome do Responsável: somente se o dado “imputado” for menor de 18 anos * 7. Nome do Pai * 8. Nome da Mãe* 9. Endereço Residencial* 10. Bairro* 11. Cidade* 12. Telefone de contato* 13. Email 14. Você está matriculado na Rede Estadual de Ensino em 2010? Sim / Não*
a. Se sim, Qual é o nome da sua escola? [lista de escolas será fornecida]
b. Se sim. Qual é seu número de matrícula?
15. Qual foi a última série na qual você foi aprovado? *
16. Você já repetiu algum ano da educação básica (Ensino Fundamental e Médio)? (Sim / Não)
a. Se sim, quantas vezes? (1 vez 2 vezes 3 vezes 4 vezes 5 vezes 6 vezes outro ( )
17. Selecione da lista abaixo qual escola você gostaria de freqüentar para o Projeto Autonomia? [segue a lista de escolas com turmas PA com seus endereços]
Se o aluno estiver se candidatando ao Projeto Autonomia Ensino Médio:
1. Mesmas perguntas acima, itens 2-17
2. Você completou o Projeto Autonomia Ensino Fundamental?*

O sistema permitirá que o aluno escolha de uma lista de escolas que oferecerão o Projeto Autonomia aquela na qual ele gostaria de freqüentar o programa. Fechado o período de inscrição, os alunos serão enturmados no Projeto Autonomia Ensino Fundamental em ordem de prioridade de acordo com os seguintes critérios, respeitando a escolha de escola do aluno e o número máximo de vagas por turma:
1. Se aluno é matriculado na Rede Estadual de Ensino (permitindo-se inscritos de outras redes, desde que haja vaga);
2. Grau de distorção idade-série do aluno (quanto maior a distorção, maior a prioridade);
3. Número de anos em situação de repetência escolar (quanto maior a repetência, maior a prioridade);
4. Idade do aluno (quanto mais velho o aluno, maior prioridade).

No Projeto Autonomia Ensino Médio, os alunos serão enturmados em ordem de prioridade de acordo com os seguintes critérios:
1. Já completou Projeto Autonomia Ensino Fundamental (quem já completou e tem idade mínima de 17 anos terá a sua vaga no Projeto Autonomia Ensino Médio garantida);
2. Mesmos critérios que no Ensino Fundamental (itens 1-4 acima)

Os alunos que não foram enturmados serão adicionados a uma lista de espera em ordem de prioridade de acordo com os critérios já apresentados. Nas primeiras três semanas, as vagas que abrirem poderão ser preenchidas com alunos desta lista de espera.

O sucesso do sistema de inscrição depende da sua divulgação! Informe os seus alunos sobre a possibilidade de participar do Projeto Autonomia!

RESPONSÁVEL PELO PROJETO AUTONOMIA NA NOSSA COORDENADORIA – Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios : Rosângela, na Gerência de Ensino – tel (22) 2647-6161.

PROJETO AUTONOMIA - INSCRIÇÕES ABERTAS

É com grande alegria que divulgamos este excelente projeto da Secretaria de Educação do Estado do RJ. Se informe aqui. Recomende aos amigos.



(retirado do portal da SEEDUC - RJ: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=secao&idsecao=234 )
Em 2009, a Secretaria de Estado de Educação implantou o Projeto AUTONOMIA para auxiliar o aluno da rede pública de ensino que está com a idade superior ao de sua série a concluir seus estudos, usando a metodologia do Telecurso® - Telessala™. O projeto é destinado aos estudantes que já repetiram de série algumas vezes, que ficaram afastados ou entraram tardiamente na escola e, por isso, não conseguem dar continuidade ao percurso da escolaridade obrigatória.

Este ano, o projeto continua. Queremos saber se você quer participar do AUTONOMIA. Para isso, basta responder o questionário abaixo. Caso seu perfil se enquadre nos critérios de prioridade estabelecidos para a seleção dos alunos, a Seeduc entrará em contato. Desta forma, você poderá concluir seus estudos em menor tempo, tendo como suporte uma metodologia arrojada de ensino-aprendizagem.
O Projeto Autonomia é uma parceria da Seeduc com a Fundação Roberto Marinho. Nesta ação inovadora, a experiência de aprendizado de cada aluno é valorizada e, por meio de modernos recursos tecnológicos, é oferecida ao estudante a oportunidade de ele construir o próprio conhecimento. Esta é mais uma iniciativa da Seeduc de oferecer ao Estado do Rio de Janeiro educação de qualidade, em uma escola do século XXI.

Clique aqui e responda ao questionário.

Serviço

Inscrições: de 18 de fevereiro a 05 de março
Início das aulas: 05 de abril (para as turmas de Ensino Fundamental) e 19 de abril (para as turmas de Ensino Médio).
Critérios para a seleção:
Para alunos do Ensino Fundamental
Ser aluno matriculado na Rede Estadual de Ensino.
Ter idade mínima de 15 (quinze) anos completados até o dia 05 de março de 2010. Em caso de empate, terá prioridade o aluno que apresentar a menor idade.
Terá prioridade o aluno que apresentar o maior número de anos em situação de repetência escolar.
Para alunos do Ensino Médio
O aluno que concluiu o Ensino Fundamental no Projeto Autonomia tem sua matrícula garantida em turma do Projeto Autonomia Ensino Médio.
Ser aluno matriculado na Rede Estadual de Ensino.
Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos, completados até 05 de março de 2010. Em caso de empate, terá prioridade o aluno que apresentar a menor idade.
Terá prioridade o aluno que apresentar o maior número de anos em situação de repetência escolar.


Os participantes do Autonomia têm quatro horas diárias de aula em turmas diferenciadas, com o mínimo de 20 e o máximo de 35 alunos, divididos em equipes e orientados pelo mesmo professor durante todo o programa. O objetivo da longa convivência é dar condições para o professor descobrir a causa do atraso do estudante. Entre as possíveis causas estão: sucessivas repetências; lacunas no processo de aprendizagem; dificuldades físicas, como problemas de visão ou audição; situação sócioeconômica; ou ingresso tardio na escola. Uma equipe técnica pedagógica composta por supervisores regionais acompanha todo o processo.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

INCLUSÃO ESCOLAR - LEGISLAÇÃO PERTINENTE

Um belo resumo da legislação pertinente à questão da inclusão escolar foi feito pela equipe do NACES - Cabo Frio. Examine, pesquise, debata! As leis são feitas para nós, e por nós, através de nossos representantes. Se alguma coisa não estiver de acordo, chie, manifeste-se. Quem sabe você não se torna um vetor de mudança de paradigmas? Quem conhece a linha tênue que separa uma simples reclamação e o início de um grande movimento de reforma?



A equipe do LAPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à participação e à Diversidade em Educação, da UFRJ, fez um trabalho de publicação da legislação educacional pertinente muito bom. Por isso, aproveitamos para divulgar os links para você baixar a legislação e consultar toda vez que precisar. Esperamos que seja útil. 

 


* CONSTITUICAO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 1989;
* CONVENCAO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA;

* DECLARACAO DE CARACAS 2002;
* DECLARACAO DE CAVE HILL 1983;
* DECLARACAO DE CUENCA 2005;
* DECLARACAO DE KOCHI 2003;
* DECLARACAO DE MANAGUA 1993;
* DECLARACAO DE QUITO 1981;
* DECLARACAO DE SALAMANCA - Completa;
* DECLARACAO DE SAPPORO 2002;
* DECLARACAO DE WASHINGTON 1999;
* DECLARACAO INTERNACIONAL DE MONTREAL SOBRE INCLUSAO;
* DECLARACAO MUNDIAL SOBRE EDUCACAO PARA TODOS;
* DECLARACAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS;
* DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCACAO ESPECIAL NA EDUCACAO BASICA-2001;

* ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE;
* INDEX DA INCLUSAO FINAL TOTAL;
* PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO (PDE);
* PLANO NACIONAL DE EDUCACAO EM DIREITOS HUMANOS;
* PLANO NACIONAL DE EDUCACAO;
* POLITICA NACIONAL DE EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA;
* PROGRAMA DE ACAO MUNDIAL PARA AS PESSOAS COM DEFICIENCIA;
* RESUMO RELATORIO EDUCACAO PARA TODOS 2007;
* WORLD CONFERENCE ON HIGHER EDUCATION - 1998;


* DECRETO N. 2.264-1997 - Regulamenta Lei 9424-96;
* DECRETO N. 2.530-1998 - Altera Decreto n.2264;
* DECRETO N. 3.298-1999 - Politica Nacional para a Integracao da Pessoa Portadora de Deficiencia;
* DECRETO N. 3.326-1999 - Financiamento;
* DECRETO N. 3.506-2001 - Anti-discriminacao;
* DECRETO N. 3.742-2001 - Financiamento;
* DECRETO N. 3.956-2001 - Anti-discriminacao;
* DECRETO N. 4.229-2002 - Programa Nacional de Direitos Humanos;
* DECRETO N. 6.253-2007 - Fundo de Manutencao e Desenvolvimento - FUNDEB;
* DECRETO N. 6.571-2008 - Atendimento educacional especializado, regulamenta o paragrafo unico do art. 60 da Lei no 9.394 - LDB;
* DECRETO N. 6.949-2009 - Convencao Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiencia;
* DECRETO N. 914-1993 - Politica Nacional para a Integracao da Pessoa Portadora de Deficiencia;
* DELIBERACAO N. 291-2004 - Normas para a Educacao Especial na Educacao Basica;
* LEI N. 10.048-2000 - Atendimento prioritario em filas;
* LEI N. 10.098-2000 - Lei Acessibilidade;
* LEI N. 10.195-2001 - Institui medidas adicionais de estimulo e apoio a reestruturacao e ao ajuste fiscal dos Estados;
* LEI N. 10.216-2001 - Lei sobre Doenca Mental;
* LEI N. 10.436-2002 - Lei de Libras;
* LEI N. 10.845-2004 - Institui o Programa de Complementacao ao Atendimento Educacional Especializado as PCD;
* LEI N. 10.880-2004 - Altera o art. 4o da Lei 9.424-1996;
* LEI N. 11.494-2007 - Regulamenta FUNDEB e altera 10195, 10880 e 10845;
* LEI N. 4.528-2005 - Organiza Sistema Estatual de Ensino;
* LEI N. 5.626-2005 - Lei de Libras;
* LEI N. 7.853-1989 - Dispoe sobre o apoio as pessoas portadoras;
* LEI N. 8.112-1990 - Estatuto servidores;
* LEI N. 8.112-1990 - Reserva de Vagas;
* LEI N. 9.394-1996 - Diretrizes e bases da educacao nacional;
* LEI N. 9.424-1996 - Dispoe sobre o Fundo de Manutencao e Desenvolvimento do Ensino Fundamental ..;
* PARECER CEB 026-2008 - Proposta de reestruturacao das Unidades Municipais de Educacao Infantil – UMEI;
* PORTARIA N. 1.679-1999 - Dispoe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiencias;
* PORTARIA N. 1.793-1994 - Inclusao de Discipl. EE Cursos Formacao;
* PROJETO DE LEI N. 4.857-B (original PLS nº 13196) - Libras;
* RESOLUCAO CEB N. 2 - 1998 - Dir Curric EF;
* RESOLUCAO CEB N. 2 - 1998;
* RESOLUCAO CEB N. 2 - 1999 - DiretrEI;
* RESOLUCAO CEBCNE N. 398-1998 - Dir Curric Nac EM;
* RESOLUCAO CNE CP N. 1 - 2002;
* RESOLUCAO CNE CP N. 2 - 2002;
* RESOLUCAO CNECEB N. 2 - 2001 - DiretrEB;
* RESOLUCAO CNECP N. 1 - 2002 - Dir Curric Form Prof da EB em Nivel Sup.;
* RESOLUCAO CNECP N. 2 - 2002 - Carga Hor Cursos Licenc.;
* RESOLUCAO CP N. 1 - 1999 - CNE 0199 Sobre ISEs;
* RESOLUCAO N. 041 - 2002 - Diretrizes Curriculares Nac. para a Educacao a Distancia na Educacao de Jovens e ...;
* RESOLUCAO N. 2 - 1997 - Progr Espec Form Pedag de Docentes;
* RESOLUCAO N. 3 - 1997 - Diretr Carreira Magist Publico;
* RESOLUCAO N. 4 - 2009 - CNE-CEB REGUL DECR 6571-08 OPER AEE NA EB EM EE.;
* RESOLUCAO SEE N. 2.640 - 2004 - MATRIZES CURRIC EB NAS UES ESTAD.;

NAPES - ATENÇÃO À INCLUSÃO EDUCACIONAL!! Por um Sistema Educacional Inclusivo.

Um conceito muito debatido atualmente é o de inclusão educacional. Longe de ser um dado ou uma política de aceitação óbvia e clara, é um tema vivo de debate, e muita gente ainda acha que a melhor coisa para as pessoas com necessidades especiais são escolas especiais. Por trazer um bom balanço dos debates sobre o assunto, recomendamos os textos sobre inclusão (clique aqui) do portal de uma ONG do RS, "Pró-Inclusão: Todos Juntos numa Nova Escola".

Os Núcleos de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) são os centros de cuidado destas questões. Integram  a estrutura básica da Secretaria de Educação do Estado e são encarregados de implementar a política de inclusão dos alunos com necessidades especiais na Rede Estadual de Ensino. A sede da administração deste núcleo em nossa região fica no CIEP B. 150 - Prof. Amélia F. dos S. Gabina, sita na Av Luis de Camões, s/n, Célula Mater, Cabo Frio - RJ, tel de contato do NAPES: (22) 2647-5418. Se você é professor ou diretor e lida diretamente com estas questões, eles estão lá para tirar as suas dúvidas e te ajudar a lidar com as diferentes questões.

Mas as ações não podem ser apenas particulares e individualizadas. As políticas de inclusão, enquanto seguem sendo debatidas em sua essência e concepção, são um dado que todos os diretores das U.E. devem incluir na agenda da escola, pois são garantidas por diversas resoluções de cunho nacional e internacional. Do mesmo modo, os professores, que lidam cotidianamente com as questões de inclusão, devem se informar e ler o máximo que puderem.

Quantos de nós professores lidam diretamente com estes alunos no dia-a-dia de modo seguramente humano e dentro das novas convicções éticas da contemporaneidade? Para você que nunca enfrentou uma situação dessas, estará pronto para lidar com este dado novo quando ela aparecer para você? Deverá reprovar um aluno que faz tanto esforço para estar ali? Aprovar pela sua condição não seria um fator de discriminação?
Diretor, a sua escola já tomou todas as providências para ser considerada uma escola humana neste sentido?

Foi pensando na facilitação destas questões que o NAPES montou um material maravilhoso para capacitação de todos os envolvidos no processo educacional. Muito breve marcaremos uma reunião geral para esclarecimento das questões, com a professora Marcia Appolinário e sua equipe.

Mas o objetivo deste post é dar uma introdução, um pontapé inicial ao aprofundamento destas questões. Deste e dos próximos, que publicaremos até que os 36 slides sejam publicados. Boa introdução ao tema!


(capa do slide feito pela nossa equipe do NAPES)


Porque um Sistema Educacional Inclusivo de verdade está apenas em construção, e precisa do seu pensamento, da sua atitude, do seu debate, para se tornar cada vez mais uma realidade sólida e justa na nossa vida de educador.

GENTISTA - UMA ESPECIALIZAÇÃO E TANTO!

Vamos nos especializar em Gentismo!


Palavra estranha
Gentista…
Gentista?!?
Será que não há algum engano quanto ao termo?
Palavra que não consta nos dicionários mais modernos
em pleno século XXI…
palavra criada
inventada,
reinventada
Palavra que diz muito
Tudo
Fala por si só.
Gentista!
É … gentista!
Gentista é aquela pessoa que gosta de gente
Interessa-se por gente
e consegue expulsar de si a alienação.
Alienação que destrói,
corrói,
que promove a ruptura na relação entre as pessoas,
falta de afeto,
solidariedade,
compreensão
e ética.
Gentista é gente que vive com gente.
Não importa a profissão
Não importa se não tem profissão
Não importa se está são
Não importa se não está são
Gente que gosta de gente é gentista
Escolhe o trabalho por estar com gente
não pela especialidade ou abordagem que segue
não escolhe pessoas pela quantidade de bens materiais
pela cor dos olhos, cabelo ou estética corporal
Não importa!
Gente que gosta de gente é gentista
sempre sabe o que dizer e o que não dizer quando alguém precisar
ou quando precisar de alguém!
Sempre sabe ouvir e ver atentamente o que está acontecendo com o outro
Sabe acolher
Sabe compartilhar seus desejos e sentimentos,
Medos e dores
Ou apenas ouve e acolhe o que é dito pelo outro,
sem nada falar
O outro apenas deseja o abraço de gente
De gente que é gente e abraça sem nada pedir
E é compreendido por gente que gosta de gente
Gentista
Consegue entrar em sintonia
percebe o outro em sua situação existencial
e consegue respeitá-lo da maneira que ele é
está disponível internamente para compreender o outro
e sente que também pode ser compreendido
Afinal,
encontra gentistas pelo seu caminho
e troca idéias
alegrias
tristezas
sem medo
com o coração aberto
para a
vida e esperança
no novo ser humano.

Obs.: gentista é um termo utilizado pelo Dr. Décio Natrielli em aulas, conferências, e supervisões desde 1986.

Vania de Castro Moreira
4 de julho de 2003
www.vaniadecastro.com.br

Retirado de: http://blog.vaniadecastro.com.br/2010/01/20/11/

NOVA SEÇÃO NO BLOG: INDICAÇÃO DE LIVROS

Para ajudar na escolha de livros para a biblioteca escolar, declaramos inaugurada uma nova sessão no blog de nossa Coordenadoria: após o "Vale a Pena Fazer de Novo", onde são divulgados vários projetos bacanas das escolas na esperança de que alguém se anime a fazer de novo, a nova seção de "Indicação de livros" receberá a contribuição de professores e diretores de todas as escolas que tiveram boas experiências, ou mesmo ficaram impressionados com a leitura ou notícia de um livro.

Sim, isto é um convite! Professores, enviem seus artigos e sugestões, relatando suas impressões e experiências de leituras!





Dessa vez a nossa indicação vai para o livro da psicóloga Maria Teresa Maldonado, "A Face Oculta", que trata sobre um assunto da maior importância: Bullying e Cyberbullying.

Aproveitamos para indicar o excelente portal Observatório da Infância - o seu canal de informação sobre os direitos da criança e do adolescente, de onde retiramos a indicação do livro para o blog (para visitá-lo, clique em cima do nome).



BullyingA Face Oculta - Uma história de bullying e cyberbullying

Autora: Maria Tereza Maldonado

Editora: Saraiva. Ano: 2009

Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying.

Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o "mundo real".

No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido.

A situação se agrava no colégio, quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta.

Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?

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Na dúvida sobre o que é ou como se relacionar com o Bullying? É uma situação de constrangimento moral, que durante muitos anos foi considerado "brincadeira de criança". Porém hoje em dia se sabe das circunstâncias e consequências desumanas a que a criança ou o adolescente podem ficar eternamento expostos, caso a direção da escola não intervenha eficientemente para solucionar o problema.

No site da própria escritora - psicóloga, ela traz informações preciosas sobre o tema, tão presente no cotidiano das escolas. É ela mesma quem escreve:


"[...] Onde estão as fronteiras entre brincadeira, implicância, agressão e perseguição implacável no comportamento de crianças e adolescentes? Como orientá-los para o uso responsável da Internet e do celular, em casa e na escola?

Trabalhando como palestrante em todo o Brasil, tenho constatado a enorme preocupação das escolas e das famílias com o uso da internet. Se, por um lado, há o reconhecimento do enorme valor dessa ferramenta, por outro há riscos de uso excessivo, em detrimento de outras experiências de vida, e de potencializar comportamentos violentos, como acontece no cyberbullying. O trabalho conjunto entre famílias e escolas é essencial para criar uma cultura de não tolerância à prática do bullying e do cyberbullying, desenvolvendo uma rede saudável de relacionamentos em que fique claro para todos que “agressão não é diversão”.

E quais são as expressões mais comuns da agressão? Humilhação, apelidos depreciativos; jogos de poder dos “chefes” e dos “populares” da turma que intimidam colegas para que obedeçam aos seus comandos sob pena de exclusão do grupo; ameaças de agressão física ou constrangimento moral; mensagens difamatórias ou ofensivas. São ataques maciços à auto-estima que, em muitos casos, estimulam na vítima sentimentos de rejeição, dificuldade de inserção no grupo, medo de ir à escola, crises de angústia e estados depressivos.

O bullying se caracteriza por ações repetitivas de agressão física e/ou verbal com a clara intenção de prejudicar a vítima. O cyberbullying é ainda mais terrível, porque a perseguição é implacável, podendo chegar a 24 horas por dia nos sete dias da semana: a vítima é atacada por mensagens de celular, filmada ou fotografada secretamente em situações constrangedoras que podem ser colocadas na rede; o agressor pode criar um perfil falso da vítima em sites de relacionamento para difamá-la ou adulterar fotos em que, por exemplo, ela aparece como garota de programa, com seu celular divulgado nas listas de contato do agressor e de seus amigos.

O perfil mais comum da vítima: crianças e adolescentes inseguras, tímidas, com dificuldades de comunicação; os que se destacam como ótimos alunos, estimulando os ataques por inveja. O perfil mais comum dos agressores: pessoas inseguras, que já foram vítimas de ataques, com dificuldades de relacionamento e pouca empatia; as que desenvolvem capacidade de liderança, utilizada de modo negativo; as sociopatas, manipuladoras, que se divertem causando sofrimento em outros. No cyberbullying, o agressor conta com a possibilidade de se esconder no anonimato da rede, imaginando que não haverá consequências para seus atos. Muitas vítimas sofrem em silêncio, por medo ou por vergonha de revelar que estão sendo atacadas, o que aumenta o poder do agressor. É importante também o papel das testemunhas: muitas se calam por medo de serem as próximas vítimas. Porém, podem ter um papel fundamental para inibir a ação dos agressores, formando uma rede de proteção.

O cotidiano da escola oferece inúmeras oportunidades de trabalhar os valores fundamentais do convívio: respeito, solidariedade, colaboração, gentileza. Os autores do bullying agem nas salas de aula, nos corredores, nos banheiros, no pátio, no ônibus escolar. Pensar que isso é “brincadeira de crianças” e achar que as vítimas “não sabem brincar” é negar o problema, até por não saber como lidar com ele. As escolas que fizeram campanhas anti-bullying bem sucedidas trabalharam com toda a equipe escolar e buscaram a parceria das famílias no sentido de criar uma cultura de não tolerância às ações do bullying e do cyberbullying.

As estratégias anti-bullying consideradas mais eficientes são: colocar os limites devidos e as consequências cabíveis às condutas de agressão; estimular a expansão dos recursos para fortalecer as vítimas; estimular nos agressores o bom uso de suas capacidades de liderança e o aumento da empatia; propiciar condições para a ação eficaz das testemunhas na prevenção dos episódios de bullying. O resultado é a melhoria da qualidade dos relacionamentos e o uso responsável da tecnologia".

Retirado do site da psicóloga Maria Tereza Maldonado

MUDANÇAS NA DEFINIÇÃO DE 'PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA'

Retirado da revista Direcional Escolas. Para acessar o artigo completo, clique aqui.



[...] - parte do artigo "Especial - Mudanças na LDB", de Rosali Figueiredo.

Alterações na definição do profissional de educação básica

Outra mudança recentemente promovida na LDB diz respeito è edição da Lei Federal 12.014, publicada no dia 07 de agosto, a qual dá nova redação ao artigo 61 da 9.394/96. Segundo o novo formato, passa a ser considerado profissional de educação básica não apenas os professores habilitados em nível médio e superior e em pleno exercício em sala de aula. Agora, pedagogos “com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas” estão dentro da categoria. Assim como os “trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim”.

Conforme entendimento de gestores na área, a Lei 12.014 poderá beneficiar estes profissionais com o regime de aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho, mesmo que não estejam em pleno exercício de sala de aula. Anterior a esta, a Lei 11.301/2006 já havia incluído, por meio de nova redação ao artigo 67 da LDB, que atividades desempenhadas pelos professores na direção, coordenação e assessoramento pedagógico estariam contempladas pelo benefício. Mas não era uma situação tranquila, pois foi questionada no ano passado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 3772/08).

O STF acabou por reconhecer, ainda em 2008, o direito da aposentadoria especial aos professores no exercício dos cargos citados no artigo 67. E desde agosto, a nova definição do profissional de educação básica “reforçou esse entendimento”, observa Edina Oliveira, gerente de RH do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Consa), localizado em Moema, zona sul de São Paulo. Segundo ela, o direito não seria retroativo, ou seja, não atenderia aos pleitos dos professores em atividade fora de sala de aula antes da promulgação das respectivas leis (tanto a de 2006 quanto a de 2009). Fato que, ressalva Edina Oliveira, poderá levar os pedagogos que estão há mais tempo nestas funções a solicitar o direito por vias judiciais.

A gerente de RH do Consa acredita que, de qualquer maneira, a nova redação do artigo 61, ao garantir a aposentadoria especial mesmo que somente a partir de agora, irá funcionar como um estímulo para que os professores venham a trabalhar nestes cargos. “Os educadores terão interesse em ampliar o seu leque de atuação, o que é muito importante, pois eles têm a experiência docente e esta prática favorece na orientação dos colegas que estão em sala de aula.”

Já o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo (Saaesp) avalia que mesmo com a ampliação do escopo de profissionais considerados como de “educação básica”, permanecerão beneficiados com aposentadoria aos 25 anos apenas “os diretores, coordenadores e assessores pedagógicos que possuam formação de professor, segundo entendimento proferido pelo STF no julgamento da Adin nº 3772”. Conforme análise do advogado e assessor jurídico do Saaesp, Fernando Pires Abrão, a Lei nº 12.014/09 não modificará esta restrição observada na decisão do STF.


Matéria publicada na Edição 53 de novembro de 2009 da Revista Direcional Escolas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ENEM - R$ 350.00,00 PARA AS 30 MELHORES ESCOLAS

Retiramos do site da SEEDUC-RJ o recado da Secretária Tereza Porto sobre uma gorda premiação acerca dos resultados nos resultados do ENEM. Olho vivo!

Caro (a) Diretor (a),

Sempre comparo a gestão da SEEDUC a de uma grande Prefeitura, onde temos que diariamente encontrar soluções, desenvolver projetos e gerir de forma responsável não só prédios e pessoas, mas principalmente, o bem maior que todos nós queremos para nossos filhos, que é a Educação. Neste contexto, a direção da Escola é o grande elo entre o nosso Aluno e a nossa Gestão.

Por isso, ouvir o Diretor, divulgar seus projetos em toda a Rede e ter um diálogo aberto só agrega a nossa gestão e nos ajuda a dar um salto mais consistente nas ações pedagógicas da Secretaria. Pensando nisso, tenho um comunicado importante a fazer:

Vamos premiar as 30 melhores escolas que se destacarem no ENEM, uma por coordenadoria, e as 30 vencedoras receberão um investimento de até R$ 350.000,00 (Trezentos e cinquenta mil reais), para benfeitorias na unidade. A Comunidade Escolar irá decidir o que fazer com o recurso, já que a demanda pode ser a construção de uma quadra, uma piscina, e até mesmo um ginásio poliesportivo. Essa ação se soma a um conjunto de esforços que estamos colocando na Rede para melhoria do Ensino. No caso do ENEM, implantamos com enorme sucesso o REFORÇO NOVO ENEM, o Projeto AUTONOMIA, o ALMANAQUE DA REDE, e tantos outros.

Continuamos no esforço de consolidar a Rede Estadual de Ensino numa Escola do Século XXI com tecnologia aliada ao conhecimento, por meio do Conexão Educação (principal ferramenta de gestão Escolar), e os Portais CONEXÃO ALUNO (www.conexaolauno.rj.gov.br) e CONEXÃO PROFESSOR (www.conexaoprofessor.rj.gov.br), apoiando assim os mais de 55 mil profissionais que fazem a diferença na sala de aula.

Divulguem essa iniciativa para toda a COMUNIDADE. Entraremos em contato em breve para fornecermos mais informações sobre a AVALIAÇÃO ENEM – ESCOLA.

Obrigada.

Abraço,

Tereza Porto
Secretaria de Estado de Educação
Governo do Estado do Rio de Janeiro

PROJETO "UMA VISITA AO PLANETÁRIO"



Terá início em março de 2010 a 2ª edição do Projeto “Uma Visita ao Planetário.” Na 1ª edição, em 2009, foi oferecido aos professores das escolas da Região Metropolitana curso de capacitação, e, aos alunos do Ensino Médio, uma visita orientada ao Planetário. Este ano serão contempladas escolas de outras regiões. O Projeto é custeado pela SEEDUC.

A rodada dos cursos de capacitação para os professores terá início no dia 08 de março, sempre com a duração de dois dias. No entanto, as datas para nossa Coordenadoria ainda não estão definidas. Deverá ser dada prioridade aos professores de Geografia, Física e Matemática.

Posteriormente, organizaremos as visitas dos alunos ao Planetário. Nossa Coordenadoria dispõe de 2.300 vagas neste ano.

Mais informações clique aqui para ir ao portal do Conexão Professor.

EMENTA DO CURSO:

Fundamentos de Astronomia

introdução ao globo terrestre (linhas fundamentais)
esfera celeste (linhas fundamentais)
rotação
translação
precessão/nutação
fases da Lua
eclipses
marés

Sistema Solar

Introdução: Visões de Universo
Geocentrismo X Heliocentrismo
Formação do Sistema Solar
Apresentação dos Componentes do Sistema Solar - sol, planetas, luas, cometas e asteroides
Apresentação do Sistema Solar em escala de distância.
Leis de Kepler.

Usando o Planetário

Consequências observacionais do que foi apresentado
Constelações
Orientação geográfica

VISITA DOS ALUNOS AO PLANETÁRIO

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos da Rede Estadualde Ensino "Uma Visita ao Planetário", com projeções de planetário na cúpula Carl Sagan (Gávea) e visita guiada aos experimentos intereativos do Museu do Universia, que dura, em média, duas horas.

Endereço: Fundação Planetário na cidade do Rio de Janeiro
Rua: Vice-Governador Rubens Berardo, n. 100 - Gávea - Rio de Janeiro

VISITE O SITE DA FUNDAÇÃO PLANETÁRIO - clique

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ORIENTAÇÕES SOBRE MATRÍCULA PARA ESCOLAS - PREENCHIMENTO NO CONEXÃO EDUCAÇÃO

A SEEDUC dá novas orientações sobre o Conexão Educação no site. Atenção diretores e secretários:

Dúvidas frequentes: temos recebido algumas dúvidas sobre o preenchimento do sistema. Confira as respostas.

Como faço para ver todos os alunos que foram confirmados na minha escola?

1. Acesse o sistema Conexão Educação Gestão e clique em configurações. Após isso, clique em consultas/relatórios e, em seguida, clique exatamente sobre a seta preta ao lado do nome “Gestão de ensino”. Logo após, será aberta uma lista com opção de relatórios. Escolha “Relatório de acompanhamento da confirmação de matrícula”, selecione sua coordenadoria, município, escola. Nas caixas “Situação” e “Turno”, deixe todas as opções selecionadas. Clique em “VIEW REPORT” ou “GERAR RELATÓRIO”.

2. No Relatório, existe tanto o número de inscrição do 0800, na coluna SISMAT, como também o número do aluno no sistema Conexão, na coluna “ALUNO”, além do nome do aluno,curso etc.

3. É importante imprimir, conforme orientação, esta listagem e disponibilizá-la para o acesso dos pais.

Não consigo encontrar um aluno no Conexão que fez matrícula pelo 0800.

1. Após gerar o relatório acima, localize o aluno na relação. Depois, clique na opção “Alunos”, conforme feito na primeira etapa e só então confirme o aluno.

2. Verifique a data que o aluno fez a inscrição, se foi após o dia 04/02, os alunos foram orientados para buscar a escola somente dia 09/02. Eles somente estarão na listagem após nova atualização, que está sendo feita nesta segunda-feira, dia 08/02.

Dúvidas sobre o SISMAT.

1. O número de inscrição do 0800 é o número do SISMAT. Para localizar o aluno, a pesquisa deve ser feita pelo número do aluno que consta no relatório.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - até 12 de março!


O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças - valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação. São diretores, equipe docente, alunos, pais, entre outros, que colocam na prática políticas,
programas e ações para efetivar o direito à educação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Um reconhecimento às escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Inscrições de 16 de novembro de 2009 a 12 de março de 2010.

Premiação
As 5 (cinco) escolas premiadas (uma em cada região) receberão como prêmio:
• Diploma;
• R$ 8.000,00 (oito mil reais), sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI;
• Apresentação da experiência premiada, por 2 (dois) representantes da escola no Seminário Nacional Educação Inclusiva;
• Divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial - SEESP/MEC e da OEI.

Guia de Apresentação
Com o objetivo de subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação, público-alvo da educação especial, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação disponibiliza o Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas, o qual contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.

Faça o download do guia clicando aqui.

Acesse o site para mais informações clicando aqui.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Planejamento escolar: um excelente ano letivo depende de você

Retirado do portal Conexão Professor

O ano letivo nem começou, mas diretores e professores de todo o estado já estão trabalhando para que o desempenho de suas unidades escolares seja ainda melhor em 2010. Segundo Antônio Vieira Neto, diretor de Ensino Regular e Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, “a excelência pedagógica depende diretamente da formulação de um planejamento estratégico anual, que só pode existir com a abertura de um campo de diálogo entre SEEDUC, escola e sala de aula”.

O fato é que um eficaz planejamento requer mesmo ações nestas três esferas: 1 - A SEEDUC é responsável por dar as diretrizes gerais para o trabalho; 2 - O coordenador pedagógico, por organizar o planejamento da escola; 3 – Já ao professor cabe definir suas atividades de sala de aula. Depois do merecido descanso de férias, confira agora as dicas do diretor de Ensino Regular e Profissional da SEEDUC e descubra como você pode se aliar à Secretaria para garantir um excelente ano letivo.
Dicas para o professor:


A vez da SEEDUC

De acordo com Antônio Vieira Neto, a Secretaria está montando um poderoso instrumento de auxílio ao planejamento escolar: “O Conexão Educação vai revolucionar e muito o sistema educacional. Com um simples cartão eletrônico inteligente, SEEDUC, direção e corpo docente poderão monitorar online e em tempo real as informações sobre o desempenho do aluno, de forma a dinamizar o diálogo dentro da comunidade escolar”, completa Neto.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Conexão Educação.

Segunda fase da matrícula na rede estadual – Informações importantes

Retirado de: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?idsecao=13&tipo=categ&idcategoria=630&idItem=4110

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Oi, ampliou a equipe da Central de Atendimento da 2ª fase da Matrícula (Telefone: 0800 024 04 00). A Seeduc garante que há vagas para atender a todos os alunos na rede estadual.

Para realizar a matrícula é fundamental ficar atento a algumas informações importantes:

- Já estão confirmadas as matrículas daqueles alunos que se inscreveram na primeira fase do processo (realizada em novembro e dezembro passado) e que foram à escola indicada entre os dias 11 e 22 de janeiro para confirmar a inscrição. Estes alunos foram avisados da confirmação da matrícula por email, carta ou SMS, portanto, NÃO precisam mais ligar para confirmar a matrícula.

- Esta fase da matrícula é destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio QUE NÃO FORAM ALOCADOS NA PRIMEIRA FASE OU NÃO FIZERAM A INSCRIÇÃO NA ÉPOCA. Estas pessoas precisam confirmar a matrícula agora. A 2ª fase foi prorrogada até 07 de fevereiro de 2010, com atendimento das 8h às 22h, inclusive no fim de semana.

Escolas da rede municipal

- Os candidatos a uma vaga na rede municipal, do Pré ao 9º ano, Classes Especiais e EJA, devem entrar em contato com a central de atendimento do bairro de sua preferência, no período de 03 a 05 de fevereiro. Clique aqui e confira os números.

Entrega de documentos

- Após a realização da matrícula pela central de atendimento, NÃO é preciso ir à escola para a confirmação da mesma. O aluno só precisa ir ao primeiro dia de aula (08 de fevereiro) levando os seguintes documentos:

• Certidão de Nascimento do aluno;
• Documento de Identidade, caso o aluno possua;
• Histórico escolar ou certidão da Escola comprovando que concluiu o 5º ano ou 9º ano;
• Documentação de identidade do responsável.

IMPORTANTE: A Secretaria de Estado de Educação promove a matrícula apenas para as séries iniciais do Ensino Fundamental (6º ano) e Ensino Médio (1ª série). Para que o atendimento seja dinâmico e eficaz pedimos que dúvidas referentes a outros assuntos não sejam tiradas através desse número, pois está havendo congestionamento em nossa central de atendimento. O número informado atende apenas questões sobre matrícula.

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