sábado, 20 de março de 2010

MAIS EDUCAÇÃO - URGENTE (PARA AS ESCOLAS SELECIONADAS!) - PARTE I: preenchimento do Plano de Ação no Simec

Neste mês ficamos muito felizes com a notícia de que algumas escolas estaduais de nossa região foram contempladas com verba do Programa Federal Mais Educação. Atenção: trata-se de uma verba extra, diferente da do PDE 2009. Dentro do PDE, algumas ações do Mais Educação foram traçadas. Mas, desta vez, vamos destinar uma grande soma às atividades pertinentes a este programa. Temos, assim, que nos inteirar rapidamente dos próximos passos para ingressarmos no programa definitivamente. Este ano tivemos nove escolas. Quem sabe no ano que vem não teremos mais?

Porém, de acordo com o coordenador do programa da SEEDUC, Sr. Jorge Nacimento, as escolas devem preencher o Plano de Atendimento (P.A.) até no máximo esta terça-feira próxima (dia 23/03) para serem contempladas. A sugestão do coordenador é que as escolas rapidamente decidam o que irão desenvolver, e preencham as 4 páginas do P.A. no site do SIMEC. A organização do plano de ação, mais detalhada, pode ser feita após estas enviarem o P.A. para a Secretaria de Educação. Esta é a boa notícia: ao contrário do preenchimento interminável do PDE, o P.A. é bem mais simples de ser preenchido.

Após uma rápida reunião de capacitação no dia de hoje, trazemos informações fresquinhas para auxiliar nesta tarefa.

O Programa Mais Educação é, no dizer do coordenador do MEC João Lima, uma estratégia para implantar a educação integral no Brasil. A proposta é oferecer atividades no contra-turno de tal forma que sejam integradas às atividades pedagógicas usuais da escola, sendo portanto considerada turno único. Todas as oficinas devem dialogar com as matérias. Este ponto é muito importante para que o programa atinja o seu objetivo maior, que é elevar o IDEB de sua escola.

O que você tem que fazer é acessar o SIMEC para preencher este P.A., que é justamente a definição de qual ou quais atividades optativas a comunidade deseja para a escola.

A definição de quais são estas atividades, portanto, é o seu foco para o preenchimento do Plano de Atendimento de sua escola no SIMEC. Quanto a isso, seguem alguns subsídios:

Um aspecto importante da capacitação de hoje foi a presença de diretores de escolas, que nos trouxeram casos de sucesso com o programa.

A professora comunitária do C.E. José do Patrocínio, Alexsandra Pitote, de Campos dos Goytacazes, atualmente consegue administrar 2 mil alunos de sua escola. No entanto, a professora advertiu: "é melhor começar as oficinas aos poucos. Com erros e acertos é que se aprende e se obtém sucesso". Começar com propostas mais simples também é fundamental para que as dificuldades que virão sejam mais facilmente contornadas.

Dentro do Programa, o C.E. José do Patrocínio recebe verba para as mais variadas atividades:

Hoje comemos doce de abóbora da horta da escola, construída com os recursos do Mais Educação, e coordenada pela animadora cultural Elisângela Beraldi da Hora;

 Lemos as novidades no jornal escolar, outro projeto do programa que funciona na escola, coordenado por Denisa Abreu, que inclusive se ofereceu para dar todo suporte de implementação de jornal às escolas que desejarem. (denyabreu@hotmail.com


De tudo o que foi falado, chegamos à conclusão de que realmente o melhor a fazer, a princípio, mesmo que isso represente um número reduzido de alunos participantes, é implementar o programa com cautela, aprendendo sempre com os erros e insucessos.

Dentro deste ponto ressaltamos ainda outro aspecto fundamental para essa primeira ação das escolas no sentido de preencherem o P.A.: se a escola já move alguma ação, seja pelo PPP, seja por interesse da comunidade, AGREGUE e REFORCE essa ação com o Mais Educação. Por que não? Resgate algum projeto antigo que tenha parado por falta de recursos. 

Outro ponto fundamental a ser levado em consideração são as limitações estruturais das escolas, fundamentalmente no que tange a espaço físico. Um dos ideais do projeto Mais Educação é que ele possibilite a expansão e melhoria do espaço escolar, além da ampliação dos ambientes educativos para "fora dos muros da escola", no dizer do coordenador de ensino médio da SEEDUC Antônio Neto. Isto no caso da escola não ter piscina ou quadra de esportes e conseguir fazer um convênio com algum clube para uso do espaço físico. Ou museus, bibliotecas, enfim, um mundo de possibilidades de trabalho. No entanto, a proximidade e facilidade de transporte a estes locais devem ser levados em consideração para o sucesso do projeto.

Último ponto importante desta primeira parte: os contatos de atendimento do MEC para o Mais Educação.

(61) 2022-9213; (61) 2022-9182; (61) 2022-9212
e-mails: joao.lima@mec.gov.br e alzirasilva@mec.gov.br


De todo modo, certamente os uma reunião rápida dos diretores com a equipe pedagógica poderá definir quais macrocampos mais pertinentes para a comunidade escolar. 


Macrocampos? O que é isso? Isto é um assunto para a próxima postagem.


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