sábado, 20 de março de 2010

MAIS EDUCAÇÃO - Conceitos e preenchimentos no SIMEC - Ações urgentes - parte II

Abrindo o Mais Educação no SIMEC

SIMEC: http://simec.mec.gov.br/


Cadastrador Mais Educação – Entra com o CPF, tecle a nova senha e clique em entrar. O sistema irá diretamente para a primeira tela de cadastramento do Plano de Atendimento da Escola
Obs. 1 - Caso você tenha acesso a outros módulos do SIMEC, deverá clicar na aba “escola”
Obs. 2 – Caso você também tenha acesso ao PDE-Escola, deverá escolher a opção “Mais Educação”



OBS: o acesso ao SIMEC é feito com a mesma senha de acesso do PDE Escola 2009!!
 
Paramos, então, na questão dos macrocampos que a escola deve escolher para suas ações no P.A. Todas estas informações estão presentes no Manual Passo a Passo (clique para baixar) fornecido pelo MEC. Vamos apenas sintetizá-los aqui para facilitar o posterior acesso.

São 10 os macrocampos de atividades propostos no SIMEC, porém as escolas podem escolher até 4 macrocampos. Na prática, fica assim:

1• Acompanhamento Pedagógico
2• Meio Ambiente
3• Esporte e Lazer
4• Direitos Humanos em Educação
5• Cultura e Artes
6• Inclusão Digital
7• Prevenção e Promoção da Saúde
8• Educomunicação
9• Educação Científica
10• Educação Econômica e Cidadania

OBS: Os macrocampos foram definidos na Resolução do FNDE 04/2009 (clique para baixar) ou vá na página do FNDE correspondente para visualizar todos os anexos (clique)

As atividades, dentro dos macrocampos, ficam assim - a escola escolhe no máximo 6 ao todo, entre todas as possibilidades, sendo que a oficina de letramento* é obrigatória:

1.ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
1.1• Matemática
1.2• Letramento*
1.3• Ciências
1.4• História e Geografia
1.5• Filosofia e Sociologia

*esta atividade é obrigatória!

2. MEIO AMBIENTE
2.1• Comissões de Qualidade de Vida e Meio Ambiente
(Com-Vidas)/Agenda 21 Escolar
2.2• Horta escolar e/ou comunitária

3. ESPORTE E LAZER
3.1• Recreação/lazer
3.2• Voleibol
3.3• Basquete
3.4• Futebol
3.5• Futsal
3.6• Handebol
3.7• Tênis de mesa
3.8• Judô
3.9• Caratê
3.10• Taekwondo
3.11• Ioga
3.12• Natação
3.13• Xadrez tradicional
3.14• Xadrez virtual

4. DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO
4.1• Direitos humanos e ambiente escolar
Indica-se a organização das atividades por meio de oficinas, compreendidas como espaços-tempos para a vivência, a reflexão e o aprendizado coletivos e para a organização de novos saberes e práticas relacionadas aos direitos humanos: situações de defesa e afirmação x negação dos direitos humanos e suas implicações na organização do trabalho pedagógicos. Trabalhos interdisciplinares, projetos articuladores, grupos de estudos e de teatro, oficinas de psicodrama, passeios temáticos, campanhas alusivas ao tema dos Direitos Humanos etc., também podem/devem ser estimulados.

5.CULTURA E ARTES
5.1• Leitura
5.2• Banda fanfarra
5.3• Canto coral
5.4• Hip hop
5.5• Danças
5.6• Teatro
5.7• Pintura
5.8• Grafite
5.9• Desenho
5.10• Escultura
5.11• Percussão
5.12• Capoeira

6. INCLUSÃO DIGITAL
6.1• Software educacional
6.2• Informática e tecnologia da informação

7. PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
7.1• Atividades de: alimentação saudável/alimentação escolar saudável, saúde bucal, práticas corporais e educação do movimento; educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/Aids; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde ambiental;
promoção da cultura de paz e prevenção em saúde a partir do estudo dos principais problemas de saúde da região (dengue, febre amarela, malária, hanseníase, doença falciforme, e outras).

8. EDUCOMUNICAÇÃO
8.1• Jornal escolar
8.2• Rádio escolar
8.3• Histórias em quadrinhos
8.4• Mídias alternativas

9. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
9.1• Laboratório e projetos científicos

10. EDUCAÇÃO ECONÔMICA E CIDADANIA
10.1• Educação econômica e empreendedorismo
10.2• Controle social e cidadania

Para saber mais sobre os macrocampos, suas respectivas atividades e ementas, acesse:
ftp://ftp.fnde.gov.br/web/pdde/manual_pdde_2009_escola_integral.pdf

SOBRE AS REFORMAS E CONSTRUÇÕES ESTRUTURAIS:

A Resolução 062/2009 do FNDE prevê reformas, ampliação e construção de coberturas de quadras. Em 2009, o MEC destinou 50 milhões de reais para estes fins. Clique para baixar:

Resolução 062/2009

ANEXO

MANUAL

Neste quesito, prestar atenção ao seguinte: a solicitação de reforma é capital de custeio, e de ampliação, de capital. O detalhe quanto à solicitação de coberturas de quadras é o seguinte - e isto foi explicado pelo prof. João Lima, que ministrou a capacitação:


Um orçamento para cobertura de quadras normalmente beira os R$ 187 mil reais. No entanto, o FNDE libera apenas, conforme a resolução, até 50 mil reais no máximo. Neste caso, a U.E. deve solicitar uma parceria do município ou do estado para completar o orçamento. Caso a parceria não seja realizada, o dinheiro depositado para este fim deverá ser devolvido à União.

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