sábado, 20 de março de 2010

MAIS EDUCAÇÃO - Suporte Pedagógico para as Escolas

Com a urgência do preenchimento do Plano de Atendimento, talvez alguns passos do Manual Passo a Passo disponibilizado tenha que ser atropelado, como as reflexões sobre educação integral, reelaboração do PPP etc.

Porém, rapidamente a escola pode organizar o seu Plano seguindo uma parte deste manual:

1) Um rápido levantamento, com os educadores, das atividades que a escola já realiza ou realizou e possíveis sugestões, a partir das seguintes questões:

− Qual a concepção que os educadores possuem de Educação Integral?
− A escola já oferece atividades para os alunos em turno inverso ao turno de aula? Quais são?
− Como são desenvolvidas essas atividades? Quais alunos frequentam essas atividades?
− Com quais recursos (humanos e materiais)?
− Quem desenvolve essas atividades? Com quem mais a escola poderia contar?
− São realizadas parcerias para o desenvolvimento dessas atividades?
− Como a escola organiza o ambiente escolar para o desenvolvimento dessas atividades?
− Como é a convivência na escola? Como será essa convivência com o desenvolvimento de um número maior de atividades? Como qualificar a convivência na escola?
− Se ainda não são desenvolvidas atividades de Educação Integral quais atividades poderiam ser mais adequadas? Como elas serão desenvolvidas?

2) A partir da busca de respostas e do levantamento obtido, organize-as da seguinte forma:
a) concepções de Educação Integral;
b) atividades que a escola já realiza em turno inverso ao de aula, nos finais de semana e, ainda, para enriquecer as aulas;
c) atividades que a escola poderia realizar em turno inverso ao de aula;
d) as parcerias estabelecidas com instituições externas à comunidade.

Exemplos: atividades pensadas para datas comemorativas; os grupos que já participaram de peças de teatro, jograis, apresentações culturais diversas; os grupos que utilizam o espaço da escola para práticas esportivas; a destinação de espaços para encontros de grupos, para auxílio na realização das tarefas escolares; a abertura dos laboratórios de informática para uso dos alunos; as experiências
de palestras e projetos empreendidos por instituições, voluntários,universidades, ONGs; as projeções de filmes; as exposições artísticas e culturais, excursões e outras.


(retirado do Passo a Passo, do Mais Educação)

É obvio que com a pressa das ações a serem definidas, apenas uma parte da comunidade escolar poderá participar deste processo de definição inicial. Mas é desejável que a comunidade entenda a urgência das decisões e, posteriormente, participe das reuniões e ajude na implementação e organização dos planos de ação, ou os passos 3, 4 e 5 do passo a passo.

Outra ação urgente da escola é definir quem vai ser o Professor Comunitário, pois ele é quem vai dirigir as ações dentro da escola.

Quem pode ser o professor comunitário?
Não há uma definição “fechada” sobre quem pode exercer a função de professor comunitário. Podemos apontar algumas características importantes. Sabe aquele professor solícito e com um forte vínculo com a comunidade escolar? Aquele que escuta os companheiros e estudantes, que busca o consenso e acredita no trabalho coletivo? Que apóia novas idéias, transforma dificuldade em oportunidade e se dedica a cumprir o que foi proposto coletivamente? Aquele que se emociona e compartilha as histórias e problemas das famílias e da comunidade. Um professor assim tem um excelente perfil.

(retirado do Passo a Passo, do Mais Educação)

Este professor, então, poderá se servir do quadro de trabalho sugerido no Manual Passo a Passo, para orientar seu trabalho de coordenação:

TABELA PARA CONTROLE DA DIREÇÃO E DO PROFESSOR COMUNITÁRIO:
ORGANIZAÇÃO DOS RECURSOS E DO ESPAÇO


DEFINIÇÃO DO PÚBLICO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL:
(é importante ter o controle de todos os participantes do projeto)


CONTROLE DOS RESPONSÁVEIS E RECURSOS UTILIZADOS:


Além disso, o professor comunitário e a direção devem dialogar sempre com as famílias dos alunos envolvidos no projeto. O Manual Passo a Passo traz dicas fundamentais para que isso ocorra da forma melhor e mais produtiva possível (a partir da página 24).

Existem vídeos sobre a educação integral que podem e devem ser debatidos com a comunidade escolar. A Coordenadoria dispõe de um exemplar, mas as escolas podem solicitar o material, tanto vídeos quanto livros - Manuais de Gestão da educação integral - para os emails joao.lima@mec.gov.br ou alzirasilva@mec.gov.br.

Abaixo, reprodução do vídeo "O direito de aprender - educação integral e comunitária", desenvolvido em parceria com a UNICEF, MEC, Todos pela Educação, União Nacional do Dirigentes de Educação, CIPÓ - Comunicação Interativa, e Fundação Educar D-Paschoal. O vídeo teve base na publicação "Bairro-Escola passo a passo", realizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz. Está disponível no Youtube.

PARTE I


PARTE 2

Um comentário:

  1. o programa mais educação tem 3 turmas com 6 oficinas sendo: letramento matematica xadrez teatro e taewkondo
    como montar um cronograma para essas oficinas e turmas

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